Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Frederico Machado

 

Nasceu na cidade da Horta, ilha do Faial. Foi professor universitário e engenheiro, que se distinguiu na investigação vulcanológica dos Açores e da tectónica da Zona de Fractura Açores-Gibraltar.


Licenciou-se em em 1941 em engenharia civil no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. De regresso aos Açores, foi professor de Matemática no Liceu Dr. Manuel de Arriaga e colaborou de 1946-59 com o Serviço Meteorológico dos Açores, revelando-se progressivamente um conceituado investigador nos campos da sismologia e vulcanologia. Sobre estes temas publicou os primeiros trabalhos científicos em revistas da especialidade, sendo notável a sua actividade durante a erupção do Vulcão dos Capelinhos.


Ficaram então célebres, até pelas vidas que terão sido poupadas, os estudos e previsões a que foi chegando e que o levaram a aconselhar o Governador do Distrito da Horta, na altura, que mandasse evacuar de suas casas os habitantes na noite de 12 para 13 de Maio de 1957, antes que os edifícios ruíssem totalmente, o que viria a acontecer.


Entre 1963 a 66, exerceu a sua actividade no actual Centro de Geologia do Instituto de Investigação Tropical, e de 66 a 68, foi Investigador Sénior no Departamento de Geologia e Mineralogia da Universidade de Oxford.




Sem comentários:

Enviar um comentário