Esta ermida foi benzida segundo alguns historiadores em 1550, data em que já há registo de povoamento nesta localidade. Outros, no entanto, afirmam que a data da edificação desta ermida terá sido 1618 ou 1652. Numa pedra existente sobre a porta de entrada da ermida é possível ler-se a data de 1762, que deverá ser a data de alguma reconstrução ou restauro.
Foi em 1895 submetida a restauros, altura em que lhe foi acrescentada a torre sineira que actualmente possui. Por necessidade foi novamente sujeita a restauros em 1960. Esta ermida única pela sua localização que tem por fundo uma falésia, que se estende pelos Lourais tornou-se num dos postais da ilha de São Jorge.
Apresenta um bom trabalho em cantaria de basalto negro com acabamentos em alvenaria que foi pintada a branco. É de destacar os trabalhos em pedra efectuado junto das portas, janelas e da torre sineira. Na torre apresenta duas inscrições onde se lêem as datas de 1899 e 1940.
O interior com a imagem de São João Baptista no altar-mor apresenta em tons de branco e cinza com alguma madeira na sua cor natural a dar realce ao ambiente.
A festa de São João Baptista é feita todos os anos na época de Verão e realiza-se entre 22 e 24 de Junho de cada ano.
É de salientar que se realiza a Festa de Nossa Senhora da Guia no domingo mais próximo do dia 8 de Setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário