A Ermida de São Domingos é uma Ermida localizada no lugar das Almas, freguesia da Santa Luzia, no concelho de São Roque do Pico, ilha do Pico, no arquipélago dos Açores.
Esta antiga ermida já existia a quando do testamento feito em 1670 por Domingos Nunes da Costa ao seu filho padre. Procurava desta forma onera-lo com as missas que se viessem a celebrar na ermida.
Séculos mais tarde, cerca de 1922 e em consequência de uma derrocada iminente da ermida os herdeiros do Domingos Nunes viram-se na contingência de terem de deslocar para as suas casas todo o recheio da ermida, incluindo o altar em talha dourada e a imagem do padroeiro.
Corria o dia 14 de Julho de 1986 deu-se a o restauro da ermida na sua traça primitiva, incluindo a sineira original, passando assim a ermida novamente a poder acolher os fiéis.
Dado ser impossível a reposição do recheio original houve a necessidade de se encontrar uma forma mais modesta de compor a ermida.
No então do recheio original existem ainda as magníficas imagens de São Filipe de Neri e de São Tomé, além de dois quadros trabalhados a fio de ouro que datam de 1782 e retratam São Domingos e São Vicente.
Estas imagens primitivas só voltaram a ermida após a sua doação pelos herdeiros corrida em 1982.
Ali se realizou em Agosto de 1991 um batizado.
Mais recentemente, em 1996 a ermida foi sujeita a restauros e manutenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário