Duarte Machado de Faria e Maia nasceu em Ponta Delgada Açores a 10 de Junho de 1867 e faleceu em Ponta Delgadaa 3 de Novembro de 1922. Mais conhecido pelo nome artístico de Duarte Maia, foi um pintor da corrente naturalista que deixou interessantes registos da vida rural micaelense e francesa.
Oriundo de uma família abastada da ilha de São Miguel, dispôs de desafogo financeiro suficiente para poder seguir o seu interesse pela pintura, indo estudar para Lisboa, e para poder viver sem necessitar de trabalho remunerado. Em 1887, muito jovem, partiu para Paris, onde adquiriu uma formação ecléctica, conhecendo a obra dos grandes pintores naturalistas e impressionistas, que depois se refletiria na sua obra.
Regressaria ainda à ilha de São Miguel, antes de voltar a França. Por fim, fixaria residência, definitivamente, na sua terra natal. Apaixonado pelos temas da vida rural, pintou múltiplas figuras anónimas em tarefas agrícolas ou em cenas típicas da vida rural. Embora filiado na segunda geração da corrente do naturalismo português, a sua obra apresenta laivos que a aproximam do impressionismo, seguindo uma corrente estética integrada na pintura francesa sua contemporânea.
Sem comentários:
Enviar um comentário