A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios localiza-se na freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.
Remonta possívelmente ao século XVII, à veneração de uma imagem da Virgem, resguardada à beira do caminho em um nicho rústico de pedra. No final século XVIII, com o aumento da população, graças à doação de um terreno pelos descendentes de D. Inácio Castiblanco do Canto e Sampaio em 1796, e às esmolas para esse fim recolhidas, foi erguida a ermida, possívelmente em 1797 ou 1798.
Durante a crise sísmica de 1800-1801 a edificação ficou arruinada.
No contexto da Guerra Civil Portuguesa o seu sino foi recolhido em 1829 para ser refundido e com o bronze assim obtido cunhar-se moeda em Angra.
O terramoto de 1841 arruina novamente o templo, reconstruido nos anos de 1842 e 1843.
De acordo com um documento publicado pelo Bispado de Angra do Heroísmo, esta ermida teve muitos estragos ficando impossibilitada de servir ao culto em resultado dos estragos causados pelo terramoto do dia 1 de Janeiro de 1980.
Uma coisa é certa Sra. Inês Duque, o povo Terceirense tem sofrido muito mas, também muito, tem procurado restaurar suas vidas. Umas menos mas poucas, outras, as de maior ajuntamento, sabem como safe-Lo, talvez irmanadas em suas reuniões religiosas. Obrigado por esta informação.
ResponderEliminar