José Prudêncio Teles de Utra Machado nasceu na Horta a 22 de Agosto de 1804 . Foi bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, advogado e magistrado, com importante intervenção política em Angra do Heroísmo na década de 1840.
Nasceu na cidade da Horta, ilha do Faial, filho natural do coronel José Telles Machado. Após ter realizado estudos iniciais na sua cidade natal, foi enviado para Coimbra, onde realizou os estudos preparatórios que lhe permitiram o ingresso no curso de Direito da Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em 1826.
Iniciou a sua carreira profissional em 1827 ao ser despachado juiz de fora na ilha do Pico no ano de 1827 pelo governo do rei D. Miguel I. O facto de ter sido inicialmente nomeado pelas autoridades miguelistas levou a que, apesar de após o estabelecimento do governo constitucional na ilha do Faial ter a 25 de Junho de 1831 tomado posse interinamente juiz de fora naquela ilha, nomeado pelo conde de Vila Flor, fosse excluído do quadro da magistratura criado no âmbito da reforma de maio de 18332. Em consequência dessa exclusão, fixou-se na ilha Terceira, onde estabeleceu em Angra banca de advogado.
Em 1833 casou na ilha Terceira com Violante Telles de Utra Machado, filha da poetisa Francisca Cordélia de Sousa e de Estácio Machado de Utra Teles, coronel do Regimento de Milícias do Faial, oriundo de Angra e sobrinho paterno do seu pai.
Para além e advogado, a partir do início da década de 1840 exerceu as funções de Delegado do Procurador Régio. Aderiu ao partido cartista, tendo em 1845 sido candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Angra do Heroísmo, tendo como companheiro de lista António Moniz Corte Real. Foi derrotado pelos cabralistas, e como retaliação foi nesse ano transferido para o cargo de delegado do Procurador Régio na ilha do Pico.
Sem comentários:
Enviar um comentário