Maria Cecília Pereira do Amaral nasceu a 31 de Março de 1935, na vila da Madalena, ilha do Pico.
Quando era ainda pequena, os pais decidiram que seria professora e que, para continuar a estudar, depois da quarta classe, havia de ir para o Faial, para o Colégio de Santo António, como aluna interna.
Cecília acabou o quinto ano dos liceus, depois fez o Magistério primário e voltou, por fim, à Madalena, já professora. Estavam no ano de 1954. Concorreu e leccionou no ensino primário, nas escolas da Candelária e da Criação Velha.
A partir de meados da década de 50, começou a dar explicações, de preparação para o exame de admissão aos liceus, a jovens que queriam ir além da 4.ª classe e não tinham posses para ir para o Faial estudar.
Depois de casada, continuou a dar explicações. Não era pelo dinheiro que as dava, porque também era empresária com o marido, mas por saber que só assim alguns jovens da Madalena e arredores poderiam continuar estudos.
D. Cecília, sentindo que este trabalho estava a tomar grandes proporções, convidou o professor primário da Madalena, na altura, e mais tarde, Emílio Ferreira. Na segunda metade da década de 60, D. Cecília e o senhor Emílio Ferreira reuniram vários professores, formaram turmas, iam dando explicações em espaços públicos, em casas particulares emprestadas e até no andar de cima da loja comercial de D. Cecília e do marido.
Então, este disse que o melhor era fazer uma casa própria e assim aconteceu. «O Externato de Ensino Liceal Particular da Madalena, já existente em termos funcionais, teve o seu primeiro edifício próprio a receber alunos a partir de janeiro de 1972. O Externato Particular da Madalena foi a única escola do concelho, entre 1972 e 1996, até à abertura da Escola Cardeal Costa Nunes.
Sem comentários:
Enviar um comentário