Páginas

sábado, 15 de junho de 2024

Pintor Antônio Paim Vieira

 


Antônio Paim Vieira  nasceu em São Paulo a 2 de Novembro de 1895  e faleceu em São Paulo a  11 Janeiro de 1988.  Foi um pintor, ilustrador, ceramista, decorador, cenógrafo, professor brasileiro.


Filho e neto de uma família tradicional, ficou conhecido como Paim. Seus pais foram Maria Isabel Pamplona Paim Vieira e Mariano Antônio Vieira, português, nascido na ilha de São Miguel, do Arquipélago dos Açores.  Muito criança ainda, veio ao Brasil e é a ele que se deve a iniciativa da fundação do bairro da Bela Vista – A Igreja do Divino Espírito Santo na Bela Vista foi erguida graças à sua esposa,   Maria Isabel que doou o terreno para a edificação da mesma.


Antônio Paim Vieira iniciou seus estudos na Escola Caetano de Campos construída pelo arquiteto Ramos de Azevedo entre 1890-1894. Pertenceu a uma das primeiras turmas junto com a poetisa Cecília Meirelles, a pianista Guiomar Novaes e o desenhista Belmonte (cartunista) que se tornariam seus íntimos amigos, sendo Guiomar Novaes inclusive madrinha de seu casamento em janeiro de 1941, com Maria Rita Ribeiro Franzen. 


Tiveram três filhos: Antônio Gabriel, Trindade e Maria Merita.

Esse foi o início de uma carreira onde Paim desenvolveu um amplo trabalho artístico que englobou diversas formas de expressão como: pintura, cerâmica, ilustração, gravura – pioneiro com trabalhos de xilogravura em São Paulo e afinal desenvolveu um trabalho como cenógrafo.



Paim participou ativamente para a fundação da Escola de Belas Artes de São Paulo,  onde atuou por mais de quarenta anos lecionando História da Arte e buscando sempre uma “estética brasileira” em seus trabalhos, e graças à sua essência versátil, conciliando vários estilos diferentes, deixou um patrimônio artístico de valor histórico efetivo por sua plástica nacionalista. Assumiu na FAU-USP a cadeira de Arte Decorativa em 1950 e lecionou também no curso de especialização de professores de desenho no Instituto Caetano de Campos e, até completar oitenta anos, lecionou Plástica e Composição na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bragança Paulista.



Sem comentários:

Enviar um comentário