O ano de 1746 foi particularmente especial para o processo de ocupação do Brasil meridional. No dia 31 de agosto de 1746, o Rei D. João V, através de Resolução Régia, determinou que fosse iniciado o processo de inscrição de casais Açorianos que deveriam embarcar para o Brasil Meridional.
Ao longo dos anos, de 1748 a 1756 mais de 4.500 açorianos fixaram residência no litoral do Estado de Santa Catarina e aproximadamente 1500 açorianos migraram para o Rio Grande do Sul.
Estes ilhéus provenientes principalmente do grupo central do Arquipélago dos Açores (Ilhas Terceira, Pico, São Jorge, Faial e Graciosa), não só asseguraram a efetiva ocupação do litoral do nosso Estado, como fixaram raízes culturais profundas que até hoje constituem a essência cultural litorânea.
Hoje, estas raízes culturais estão muito presentes em uma faixa litorânea de mais de 500 quilômetros de costa com uma área de mais de 15.000 quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente um milhão de habilitantes.
A construção do Monumento ao Povoamento Açoriano em Santa Catarina inaugurado em agosto de 1996 tem o objetivo de homenagear o povo Açoriano de aquém e além mar, pela contribuição à História e a Cultura Catarinense.
Sem comentários:
Enviar um comentário