José do Canto nasceu a 20 de dezembro de 1820 e veio a falecer a 10 de julho de 1898. Era filho do morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros e de Margarida Isabel Botelho, que pertenciam a famílias ricas e importantes da Ilha de São Miguel e do Faial.
A Casa Jardim José do Canto, é uma propriedade datada do século XX, habitada a partir de 1958, encontra-se inserida no interior do jardim José do Canto, criado por José do Canto. Este é um dos grandes jardins botânicos privados, e apresenta várias plantas originárias de várias partes do mundo. A Casa do Jardim teve como projeto inicial a construção de um palacete, mas o projeto ficou inacabado.
Atualmente a Casa Jardim José do Canto é utilizada para fins turísticos, sendo o jardim, o palácio e a estufa classificados como uma unidade de turismo de habitação.
A propriedade constituída pelo imóvel e jardim foi considerado pelo Governo Regional de interesse público a 10 de agosto de 1995.
No início do jardim é visível a estátua de bronze, de José do Canto, bem como uma capela, uma antiga estufa/pavilhão de chá, e o palácio já referido. O jardim tem desde a sua criação mais de 6000 espécies, como a Abutilon megapotamicum ou Lanterna-chinesa original da Argentina, Brasil e Uruguai, Ageratina adenophora ou Abundância que é original da América Central, Anomatheca Laxa ou Anomateca que é original da África do Sul, a Araucaria heterophylla ou Auracária que é original da Ilha Norfolk, entre outras.
Parece um lugar incrível de se visitar. Ótimo post.
ResponderEliminarWillian Lopes
https://lugarnenhum.net
Parabéns pela divulgação dos Bens Importantes que hesitem nas nossas Nove Ilhas AÇORIANAS !!!!
ResponderEliminar