José Nuno da Câmara Pereira nasceu na Ilha de Santa Maria, Açores, 1937 , é um artista plástico português.
Licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1966). Foi docente na Escola António Arroio, no IADE e no Ar.Co, Lisboa. Expôs individualmente (Galeria Ottolini, Lisboa, 1974; Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, 1977; etc.) e participou em diversas exposições colectivas, nomeadamente na III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, onde lhe foi atribuído o Prémio da categoria Instalações/Objetos.
Em 1987-88 frequentou o Center for Advanced Visual Studies do M.I.T. – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge USA (Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana). Em 1994 regressou aos Açores, fixando-se em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira . A partir de então tem desenvolvido uma série de projectos de intervenção pública.
Em Abril de 2006 expôs individualmente na Galeria António Prates , Lisboa. Denominada Ultraperiferia, a exposição foi apresentada por José Luís Porfírio e patenteava uma vez mais a sua capacidade para experimentar novos materiais e novas abordagens ao "caos sensível". Em 2014 é forçado a interromper a atividade artística por motivos de saúde.
Em 2016 foi organizada uma grande exposição retrospetiva da sua obra no Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores). Comissariada por José Luís Porfírio, a exposição integrou uma extensa seleção de obras de sua autoria (nomeadamente uma recriação da peça Mar de Lama, originalmente apresentada na Sociedade Nacional de Belas Artes em 1986), tendo sido publicado um catálogo onde se faz um balanço de toda a sua carreira artística.
Prémios:
1984 – "O Futuro é já hoje?", CAM, Fundação Calouste Gulbenkian. 1a Bienal dos Açores e Atlântico, Menção Honrosa da SREC.
1986 – III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Instalações/Objetos. AICA-Philae, 1o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte. Artista do ano.
1987 – Prémios SEAT atribuídos às figuras que se destacaram nas diferentes áreas de intervenção social do país.
2000 – Prémio Domingos Rebelo, Direção Regional da Cultura, Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário