Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Quem é Terry Costa


Terry Costa nasceu em Oakville, Canadá mas cresceu na ilha do Pico, Açores, onde frequentou o Externato da Madalena por vários anos. Voltou ao Canadá na sua adolescência e frequentou o Liceu Loyola Secondary School. Depois de terminar os cursos profissionais de Teatro no Colégio Sheridan, e a Licenciatura na Universidade de Toronto, iniciou carreira como encenador, produtor e criador de eventos ao vivo desde o teatro, dança, música e eventos especiais como concursos e festivais.
Sua carreira artística começou como actor em mais de 50 peças de teatro. De destaque ficou mais de uma centena de actuações
como Puck (Shakespeare) e mais de duas centenas de actuações como Icarus (a personagem mítica grega) que o levou em digressão pelo território americano.

Costa encenou mais de 30 peças de teatro de originais colectivos a clássicos, assim como grandes espectáculos An Evening of Fado, Circus Musicale, Latin Vox, e Madonna in My Mind (video). A sua própria peça de teatro solo 69 Moments of Life (+info) esteve em digressão por 22 cidades norte americanas. Costa criou o concurso-espectáculo Gay Top Model que foi um fenómeno apresentando quatro temporadas no Canadá, sendo que a primeira edição em Vancouver virou programa televisivo, e a última em 2011 foi apresentada na sala de teatro nobre do River Rock Casino em Richmond.
O seu nome não é apenas referência para produtores e agentes culturais no Canadá que procuram um cheirinho da cultura portuguesa, como ele próprio iniciou protocolos com festivais e apresentou artistas como Sara Tavares, Yamandu Costa, Stockholm Lisboa Project, Sara Marreiros, Quarteto Helena Lavouras, Pe de Cana, Suzana da Cãmara e participou nas primeiras apresentações oficiais no Canadá de Mariza, Seu Jorge, Ana Moura e na última digressão de Cesária Évora, entre muitos outros.

Em 2002, Costa fundou Mirateca Arts que apresentou mais de 700 projectos de entretenimento e cultura no Canadá e EUA. Um dos objectivos de Terry Costa sempre foi de promover artistas portugueses para serem apresentados em espaços por todos os cantos do planeta, enquanto incentiva estrangeiros a visitar Portugal. Assim, sua mudança para as ilhas dos Açores aconteceu como um ponto de mudança a meia-carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário