Joaquim Rafael Rost Ávila Martins, descendente de açorianos oriundos da ilha do Pico – Açores, pelo lado paterno, nasceu no dia 17 de maio de 1972, na cidade do Porto. É professor no Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América e responsável pelo Laboratório MDO (Multidisciplinary Design Optimization) desta instituição de ensino.
Em 1976, foi viver com os pais para a ilha do Faial - Açores. Em 1990, emigrou para a Noruega e ingressou na Universidade de Oslo. No ano seguinte, rumou a Inglaterra, onde concluiu a licenciatura em Engenharia Aeronáutica no Imperial College of London (1995) e lhe foi atribuído o British Aerospace Award.
Após terminar o curso, regressou à Noruega onde cumpriu o serviço militar obrigatório. Nos verões de 1992, 93 e 94 trabalhou em Seattle (EUA), Macau e Mato Grosso do Sul (Brasil). Em 1997, concluiu o mestrado e em 2002, o doutoramento em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade de Stanford – EUA. A sua tese de doutoramento foi considerada a melhor do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica, o que lhe valeu a atribuição do prémio Ballhaus.
As suas investigações e pesquisas incidem sobre o desenvolvimento e aplicação de metodologias MDO para projetos de aeronaves.
Antes de ingressar na Universidade de Michigan, foi professor e chefe de investigação na área da Optimização Multidisciplinar, no Instituto de Estudos Aeroespaciais, da Universidade de Toronto, no Canadá.
Em 2002 e 2006, venceu o Best Paper Award, atribuído na Multidisciplinary Analysis and Optimization Conference, do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA).
É membro do Comité Técnico do AIAA MDO. Em 2008, foi vice-presidente técnico da AIAA Multidisciplinary Analysis and Optimization Conference.
Ao longo da sua carreira, tem proferido diversas palestras, destacando-se, em 2007, o International Fórum on Aeroelasticity and Strutural Dynamics e, em 2010, a Aircraft Structural Design Conference, nas quais foi o orador principal.
Sem comentários:
Enviar um comentário