Cláudia Dias Baptista de Souza nasceu em São Paulo a 30 de Junho de 1947 . Também conhecida como Monja Coen, é uma monja zen budista brasileira de ascendência da ilha do Pico Açores, e missionária oficial da tradição Sōto Zen com sede no Japão. Também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, criada em 2001 com sede no bairro paulistano do Pacaembu e fundou o templo Taikozan Tenzuizenji no mesmo endereço onde atualmente é abadessa.
Na juventude, Coen Rōshi cursou Direito e trabalhou como jornalista no jornal O Estado de São Paulo. Durante a década de 1970, emigrou para os Estados Unidos, onde entrou em contato com o Zen Budismo e iniciou sua formação monástica no Centro Zen de Los Angeles , na Califórnia, sob a orientação da monja Joko Beck. Após três anos de prática, foi ordenada monja pelo reverendo Koun Taizan Daiosho (Hakuyu Taizan Maezumi).
Em 1983, Coen Rōshi mudou-se para o Japão, onde ingressou no mosteiro feminino de Nagoya, permanecendo por doze anos. Durante esse período, foi a primeira monja a realizar a Cerimônia de Combate do Dharma (Shusso Hossen Shiki) no Aichi Senmon Nisodo, tornando-se discípula de Shundo Aoyama Rōshi, a abadessa do mosteiro. Em 1991, recebeu a Transmissão do Dharma de Zengetsu Suigan Daiosho.
Além de sua prática monástica, Coen Rōshi completou um mestrado em estudos budistas no Japão, com foco em questões ecológicas e sociais, incluindo discriminação e antropocentrismo.


.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário