segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
domingo, 18 de janeiro de 2026
Cláudia Dias Baptista de Souza de ascendência da ilha do Pico Açores
Cláudia Dias Baptista de Souza nasceu em São Paulo a 30 de Junho de 1947 . Também conhecida como Monja Coen, é uma monja zen budista brasileira de ascendência da ilha do Pico Açores, e missionária oficial da tradição Sōto Zen com sede no Japão. Também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, criada em 2001 com sede no bairro paulistano do Pacaembu e fundou o templo Taikozan Tenzuizenji no mesmo endereço onde atualmente é abadessa.
Na juventude, Coen Rōshi cursou Direito e trabalhou como jornalista no jornal O Estado de São Paulo. Durante a década de 1970, emigrou para os Estados Unidos, onde entrou em contato com o Zen Budismo e iniciou sua formação monástica no Centro Zen de Los Angeles , na Califórnia, sob a orientação da monja Joko Beck. Após três anos de prática, foi ordenada monja pelo reverendo Koun Taizan Daiosho (Hakuyu Taizan Maezumi).
Em 1983, Coen Rōshi mudou-se para o Japão, onde ingressou no mosteiro feminino de Nagoya, permanecendo por doze anos. Durante esse período, foi a primeira monja a realizar a Cerimônia de Combate do Dharma (Shusso Hossen Shiki) no Aichi Senmon Nisodo, tornando-se discípula de Shundo Aoyama Rōshi, a abadessa do mosteiro. Em 1991, recebeu a Transmissão do Dharma de Zengetsu Suigan Daiosho.
Além de sua prática monástica, Coen Rōshi completou um mestrado em estudos budistas no Japão, com foco em questões ecológicas e sociais, incluindo discriminação e antropocentrismo.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Manuel José Candeias que compôs em 1868 o Hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres / Manuel José Candeias, who composed the Hymn of the Holy Christ of Miracles in 1868.
Maria Evangelina da Silva Pinto
Foi filha de Manuel Martins Pinto, empregado mercantil e de sua esposa, Júlia Augusta da Silva Pinto.O seu assento de nascimento indica ter sido baptizada no dia 10 de Outubro em Angra do Heroísmo ilha Terceira Açores.
Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (atual Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) em 1915, tendo defendido o "Acto Grande" a 23 de Dezembro do mesmo ano, com a tese intitulada "Alguns casos de hermafroditismo", com a nota de 17 valores (qualificação de Bom).
Foi Diretora do Externato Feminino Francês, em Lisboa.
O Arquivo Histórico da Presidência da República conserva à sua guarda documentos que lhe dizem respeito, tendo sido indicada pelo Ministro da Educação Nacional, Francisco de Paula Leite Pinto, para condecoração com o grau de Oficial da Ordem da Instrução Pública em 1959; veio a receber esta condecoração em 22 de Janeiro de 1960, por parte do Presidente Américo Tomás.



.jpg)









