Trajes dos homens
O homem usa sobre a pele uma casaca de mangas e que lhe cobre todo o tronco.
Esta é de panino ou pano cru, tendo na frente a abertura com prespontos e pregas que se engomam, pois que aparecem por baixo da gravata. Em tempo frio, além desta camisa, usam por baixo dela uma outra de lã ou de meia, para preservar o corpo frio.
Para cobrir as pernas usam umas ceroulas também de panino ou tecido semelhante, tendo na extremidade nastros que se enrolam nos artelhos para segurar as peúgas, que é a terceira peça do vestuário.
Estas são de algodão, lã ou seda, e de cor preta, sendo algumas vezes de outra cor, estando quase completamente banida a cor branca, que dantes era usual.
Usam calça e colete, e sobre o colete um casaco, jaquetão ou guarda-pó.
Em lugar do casaco, muitas vezes, usam fraque ou sobrecasaca, e em atos solenes, casaca.
Os camponeses e camponesas
Os camponeses geralmente andam descalços, e, em lugar do casaco, muitas vezes trazem camisola abotoada no pescoço com uma cadeia de dois botões de filigrana de ouro, especialmente os pastores de gado.
Os que trabalham no campo vestem a camisola de estopa ou linho grosso.
Antigamente havia para os camponeses a carapuça em lugar de chapéu ou barrete, que consistia num barretinho escuro posto no cocuruto da cabeça, tendo ao lado como enfeite duas orelhas, de beata encarnada.
As camponesas usam as chamadas saias de ombros, que são mais compridas que outras saias, feitas sempre de beata preta, com barra encarnada. Punham-nas sempre como uma capa para irem à cidade ou à missa. Tanto as saias de ombros como as carapuças são só usadas por velhos e velhas, fiéis à tradição.
( Cortesia Folclore de Portugal )
Sem comentários:
Enviar um comentário