José Augusto Nogueira Sampaio nasceu em Angra a 11 de Dezembro de 1827 e faleceu em Angra do Heroísmo a 26 de Julho de 1900. Foi médico-cirurgião no Hospital do Santo Espírito e reitor do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, tendo-se distinguido no campo da história natural, com destaque para a botânica e a meteorologia.
José Augusto Nogueira Sampaio nasceu em 11 de dezembro de 1827 em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, filho de Manuel Gomes de Sampaio, cirurgião-de-brigada veterano da Guerra Peninsular e facultativo do Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo, e de Guilhermina Cândida Nogueira Sampaio. O tio materno, dr. Rodrigo Zagalo Nogueira, viria a ser também médico no Hospital do Santo Espírito e uma das personalidades mais influentes na sociedade angrense do tempo.
Nascido no seio de uma família privilegiada e influente, o pai foi participante activo nos eventos que se seguiram à revolta liberal de Angra de 22 de junho de 1828, sendo depois cirurgião do Batalhão de Caçadores n.º 5 durante a Guerra Civil. Apesar do pai ter continuado o seu percurso militar integrando o Exército Libertador, a família permaneceu em Angra, onde o jovem José Augusto foi discípulo do padre Jerónimo Emiliano de Andrade e do deão Narciso António da Fonseca durante os estudos secundários.
Em 1843, aos 15 anos de idade, partiu para Coimbra para realizar os estudos preparatórios para a entrada no curso de Medicina. Naquela cidade matriculou-se no curso preparatório para ingresso na Faculdade de Medicina, que concluiu, fazendo o acto nas Faculdades de História e Filosofia em Outubro de 1846. Contudo, a Universidade de Coimbra atravessava então tempos conturbados, pois tinham sido suspensas as aulas em 1844 numa luta universitária contra o governo de Costa Cabral, o que voltou a acontecer em 1846, quando se preparava para iniciar o curso, devido aos acontecimentos políticos que redundaram na Revolução da Maria da Fonte e na Patuleia.
Interrompidas as aulas da Universidade e receando a família a continuação do movimento revolucionário, em 1847 Nogueira Sampaio partiu para a Bélgica onde se matriculou no curso de Medicina da Universidade Católica de Lovaina, curso que o seu tio materno, o dr. Rodrigo Zagalo Nogueira, também havia frequentado e concluído em 1840.
Em Louvain foi discípulo de professores como Pierre Joseph van Beneden, Theodor Schwann, Eugène Hubert e Etienne-Michel van Kempen, obtendo excelentes classificações. Este sucesso académico permitiu que fosse interno na maternidade do hospital universitário (Hôpital universitaire de Leuven) e que nele tivesse praticado clínica médica e clínica cirúrgica.
Concluiu a formatura em 1850 defendendo teses publicas, em cujo acto foi aprovado por aclamação (stante pede), ficando graduado com o título de maior distinção com direito a diploma especial além da sua carta de formatura, a qual foi referendada pelo embaixador português em Bruxelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário