Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

Jornalista Robert Costa




Robert Costa nasceu a 14 de Outubro de 1985, em Richmond, Virgínia, o filho dos advogados Anne-Dillon (née Dalton) e Thomas E. Costa.  O seu pai trabalhou como advogado do gigante farmacêutico Bristol-Myers Squibb.  Tem três irmãos.  É de ascendência italiana  e Açoriana.

Cresceu em Lower Makefield Township, Bucks County, Pennsylvania, onde frequentou a Pennsbury High School e se formou em 2004. Enquanto Costa esteve em Pennsbury, o escritor Sports Illustrated Michael Bamberger traçou-lhe o perfil no livro Wonderland: Um Ano na Vida de uma Escola Secundária Americana .  Foi também amigo do actor Zach Woods e da jornalista Hallie Jackson, dois colegas estudantes da Pennsbury .


Costa foi notado durante o liceu por trazer músicos de rock como John Mayer, Eve 6, e Maroon 5 para actuarem na escola. Também fez reportagens para o The Bucks County Courier Times, entrevistando bandas e revendo concertos na área de Filadélfia, e cobriu desportos profissionais e locais para a PHS-TV, a estação de televisão estudantil .´

Obteve um bacharelato em estudos americanos pela Universidade de Notre Dame em 2008 e um mestrado em política pela Universidade de Cambridge em 2009. Durante a sua estadia em Notre Dame, Costa realizou estágios na PBS' Charlie Rose, ABC's This Week with George Stephanopoulos, e na Câmara dos Comuns do Reino Unido. No campus, organizou e produziu um programa de entrevistas para a ND-TV chamado Office Hours.

Em Cambridge, Costa foi um membro activo da The Cambridge Union debatendo a sociedade e focou a sua pesquisa em Winston Churchill e nas relações Reino Unido-Estados Unidos. O seu conselheiro foi Andrew Gamble, um académico e autor britânico.


Costa fez parte do conselho de administração da Notre Dame de 2014 a 2017 e actualmente faz parte do conselho consultivo da Donald R. Keough School of Global Affairs.

Costa foi um Robert L. Bartley Fellow no The Wall Street Journal.  Em 2010, foi contratado como repórter pela revista conservadora National Review.  Em Dezembro de 2012, foi promovido ao cargo de editor de Washington para a National Review.  Enquanto esteve na National Review, Costa foi colaborador da CNBC, aparecendo no The Kudlow Report, e da MSNBC .

Em 2013, durante o encerramento do governo federal dos Estados Unidos, a reportagem de Costa sobre o partido republicano no Congresso foi amplamente elogiada.  A Nova República chamou-o "o repórter mais importante do país nas últimas semanas"  e o escritor Slate David Weigel chamou-o "omnipresente" .  A revista New York chamou-o "o menino de ouro do encerramento do governo".
Costa não identificou publicamente as suas opiniões políticas, dizendo apenas que não faz parte da "equipa conservadora" , tendo citado Robert Caro  e Tim Russert  como influências.



Em Novembro de 2013, deixou a National Review para o The Washington Post, juntando-se oficialmente ao jornal em Janeiro de 2014 Newsbusters, um website de vigilância dos media para a organização conservadora Media Research Center, disse que foi "talvez a primeira vez em décadas que um jornalista de alto nível 'mainstream' contratou um repórter de uma publicação de limpeza à direita".

Em 10 de Dezembro de 2015, Costa foi nomeado analista político da NBC e da MSNBC. Costa é conhecido pelo seu profundo conhecimento dentro dos círculos políticos nacionais. Ele entrevistou o Presidente Donald Trump em várias ocasiões. Politico chamou-lhe o "Sussurrador de Trump".


Em Março de 2016, Costa entrevistou Trump com Bob Woodward,  que foi seu mentor. Costa serviu como anfitrião convidado de Charlie Rose da PBS em Março de 2017.


Em Abril de 2017, Costa foi anunciado como o moderador permanente do programa de notícias da PBS da Washington Week, após a morte da moderadora de longa data Gwen Ifill, de cancro .  Costa acolheu frequentemente os principais repórteres do programa. "Sempre trabalhei para ser altamente disciplinado na minha reportagem. ... para ser sensível à objectividade constante", disse Costa à Associated Press em 2017.  A 1 de Janeiro de 2021, Costa acolheu o seu último episódio do programa da Semana de Washington na PBS. Deixou o programa de televisão para escrever um livro com Bob Woodward . O livro, intitulado Peril, foi lançado em Setembro de 2021.



Sem comentários:

Enviar um comentário