Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Capitão do Donatário na ilha Graciosa Açores


Pedro Correia da Cunha (1440 — Lisboa, 1497), também conhecido simplesmente por Pedro Correia ou por Pero Correia da Cunha, foi um fidalgo da Casa Real do rei D. Afonso V de Portugal, casado com uma filha do capitão do donatário na ilha de Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo. Foi o 2º Capitão do Donatário da Ilha do Porto Santo de 1458 a 1473, ano em que a perdeu numa demanda para o cunhado, Bartolomeu Perestrelo o Moço. Foi depois capitão do donatário na ilha Graciosa, primeiro apenas no norte da ilha (c. 1475-1485), na região em torno de Santa Cruz da Graciosa, e depois, de 1485 ao seu falecimento em 1497, governando toda a ilha.
Pedro Correia da Cunha pertencia à família dos Correia, da qual foi tronco em Portugal D. Payo Peres Correia, mestre da Ordem de São Tiago. Foi filho de Gonçalo Correia, senhor da antiga Casa e Honra de Farelães, e de sua mulher Branca Rodrigues Botelho (segundo alguns hitoriadores, Margarida de Prado). Desta família vieram depois para os Açores também Margarida Correia, Jácome Dias Correia e João Correia, o Velho, também oriundos da mesma Casa e Honra.
Foi casado com Izeu Perestrelo de Mendonça, filha de Bartolomeu Perestrelo, 1.° capitão do donatário de Porto Santo, e de sua mulher Catarina de Mendonça.

A 17 de Maio de 1458, Pedro Correia, fidalgo da casa do Infante D. Henrique, compra a Capitania do Porto Santo a Diogo Gil Moniz e sua irmã Isabel Moniz, na qualidade de tutores de Bartolomeu Perestrelo II, seu sobrinho e filho menor de idade, sendo já falecido Bartolomeu Perestrelo, primeiro capitão do donatário do Porto Santo. Em troca obriga-se a dar uma ter
ça anual de dez mil reais brancos, que revertem a favor da criança.
Pedro Correia da Cunha terá chegado à Graciosa por volta de 1475, sendo nomeado capitão do donatário no norte da ilha, então, pelo menos informalmente, dividida em duas capitanias: uma a sul, com sede na Vila da Praia, de que era capitão Vasco Gil Sodré; outra a norte, mais recente, com sede em Santa Cruz, de que Pedro Correia da Cunha foi o primeiro capitão. A partir de 1485, a esposa e filhos vieram para a Graciosa, passando Pedro Correia a ser o único capitão do donatário na ilha, unificando a ilha sob uma só capitania.
Faleceu em Lisboa em 1497, sendo sepultado na capela de São João, erecta na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de que era padroeiro, e para onde foram mais tarde trasladados os ossos de sua mulher, que falecera na ilha Graciosa.

Do seu casamento com Izeu Perestrelo de Mendonça nasceram:
Jorge Correia da Cunha, casado com Leonor de Melo, faleceu antes de herdar a capitania.
Duarte Correia da Cunha, sucedeu a seu pai como capitão do donatário na Graciosa, casado duas vezes.
Branca ou Briolanja Correia da Cunha, mulher de Diogo Vaz Sodré.
Filipa Correia da Cunha, casada com João Annes Rodrigues Furtado de Sousa, gerou descendência nos Açores.
Maria Correia da Cunha.
Catarina Correia de Lacerda, casada com Heitor Mendes de Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário