Gustavo Manuel Soares Moura ,nascido na freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, 16 de Janeiro de 1934, é um jornalista português. Sem formação superior, o seu jornalismo de mero nível provinciano veio a ser o paradigma da imprensa de Ponta Delgada no actual regime, longe das suas épocas áureas
Frequentou a Escola Primária Anexa ao Magistério Primário, de Ponta Delgada e o Liceu Nacional de Antero de Quental, também em Ponta Delgada onde concluiu o segundo ciclo do ensino liceal, secção de letras. Concluiu apenas o curso de Liceu de Ponta Delgada.
Foi militante da Legião Portuguesa na sua juventude. Iniciou a Actividade de jornalista como colaborador desportivo no então diário “Açores” em Março de 1947.De 1950 a 1951 colaborou na secção desportiva do semanário “A Ilha”.Em 1952 começou a colaborar como redactor desportivo no “Diário dos Açores” onde se manteve até Fevereiro de 1966. Poucos meses após a sua admissão no “Diário dos Açores”, passou a acumular com o cargo de redactor desportivo a de redactor de temas gerais.
De 1953 até 31 de Dezembro de 1974 foi coordenador da informação desportiva do então “Emissor Regional dos Açores”.
Em 1 de Janeiro de 1975 assumiu as funções de director do então diário “Açores” passando a 1 de Janeiro de 1979 a dirigir o jornal “Açoriano Oriental” lugar que manteve até 6 de Julho de 2000. Foi correspondente em Ponta Delgada do “Diário de Lisboa”, do “Mundo Desportivo”, da “Agence France Presse” e da “BBC”.
Durante alguns anos foi empresário comercial, dirigindo uma firma fundada por seu pai que devido a grave doença teve de abandonar a gerência; durante esses anos nunca abandonou a actividade jornalística.
Condecorado em Julho de 1993 pelo Chefe do Estado-Maior da Armada com a Medalha Naval Vasco da Gama.
Em Março de 2001 foi-lhe atribuído pela Câmara Municipal de Ponta Delgada o Diploma de Mérito Municipal.
Em 3 de Setembro de 2001, por ocasião do 25º aniversário da instalação da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.
Em Fevereiro de 2002 a “Fundação Rotária do Rotary International” conferiu-lhe o título de Companheiro Paul Harris, “em reconhecimento à prestação de tangíveis e significantes serviços com o objectivo de fomentar a compreensão e as relações amistosas entre os povos do mundo.” Em 30 de Agosto de 2002 a Assembleia-geral da Associação de Futebol de Ponta Delgada nomeou-o por unanimidade e aclamação Sócio Honorário daquele organismo.
Membro do “Instituto de Estudos de Estudos Estratégicos e Internacionais” desde 1976, de cujo Conselho Geral faz parte e do “CERIE-Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégia” da “Universidade dos Açores”. Sócio do “Instituto Cultural de Ponta Delgada”, da “Sociedade de Estudos Afonso de Chaves” e membro da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Membro do “Rotary Club de Ponta Delgada”, de que já foi presidente, e do “Skal Clube dos Açores” de cuja assembleia-geral é presidente. Nas eleições para Presidente da República, de Janeiro de 2006, foi mandatário para a Região Autónoma dos Açores da candidatura do Dr. Mário Soares.
Gustavo Manuel Soares Moura faleceu no di 9 de Setembro de 2019
Sem comentários:
Enviar um comentário