Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Gustavo Manuel Soares Moura


Gustavo Manuel Soares Moura ,nascido na freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, 16 de Janeiro de 1934,  é um jornalista português. Sem formação superior, o seu jornalismo de mero nível provinciano veio a ser o paradigma da imprensa de Ponta Delgada no actual regime, longe das suas épocas áureas
Frequentou a Escola Primária Anexa ao Magistério Primário, de Ponta Delgada e o Liceu Nacional de Antero de Quental, também em Ponta Delgada onde concluiu o segundo ciclo do ensino liceal, secção de letras. Concluiu apenas o curso de Liceu de Ponta Delgada.
Foi militante da Legião Portuguesa na sua juventude. Iniciou a Actividade de jornalista como colaborador desportivo no então diário “Açores” em Março de 1947.De 1950 a 1951 colaborou na secção desportiva do semanário “A Ilha”.Em 1952 começou a colaborar como redactor desportivo no “Diário dos Açores” onde se manteve até Fevereiro de 1966. Poucos meses após a sua admissão no “Diário dos Açores”, passou a acumular com o cargo de redactor desportivo a de redactor de temas gerais.
De 1953 até 31 de Dezembro de 1974 foi coordenador da informação desportiva do então “Emissor Regional dos Açores”.

Em 1 de Janeiro de 1975 assumiu as funções de director do então diário “Açores” passando a 1 de Janeiro de 1979 a dirigir o jornal “Açoriano Oriental” lugar que manteve até 6 de Julho de 2000. Foi correspondente em Ponta Delgada do “Diário de Lisboa”, do “Mundo Desportivo”, da “Agence France Presse” e da “BBC”.
Durante alguns anos foi empresário comercial, dirigindo uma firma fundada por seu pai que devido a grave doença teve de abandonar a gerência; durante esses anos nunca abandonou a actividade jornalística.

Condecorado em Julho de 1993 pelo Chefe do Estado-Maior da Armada com a Medalha Naval Vasco da Gama.
Em Março de 2001 foi-lhe atribuído pela Câmara Municipal de Ponta Delgada o Diploma de Mérito Municipal.
Em 3 de Setembro de 2001, por ocasião do 25º aniversário da instalação da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.


Em Fevereiro de 2002 a “Fundação Rotária do Rotary International” conferiu-lhe o título de Companheiro Paul Harris, “em reconhecimento à prestação de tangíveis e significantes serviços com o objectivo de fomentar a compreensão e as relações amistosas entre os povos do mundo.” Em 30 de Agosto de 2002 a Assembleia-geral da Associação de Futebol de Ponta Delgada nomeou-o por unanimidade e aclamação Sócio Honorário daquele organismo.

Membro do “Instituto de Estudos de Estudos Estratégicos e Internacionais” desde 1976, de cujo Conselho Geral faz parte e do “CERIE-Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégia” da “Universidade dos Açores”. Sócio do “Instituto Cultural de Ponta Delgada”, da “Sociedade de Estudos Afonso de Chaves” e membro da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Membro do “Rotary Club de Ponta Delgada”, de que já foi presidente, e do “Skal Clube dos Açores” de cuja assembleia-geral é presidente. Nas eleições para Presidente da República, de Janeiro de 2006, foi mandatário para a Região Autónoma dos Açores da candidatura do Dr. Mário Soares.

Gustavo Manuel Soares Moura  faleceu no di 9 de Setembro de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário