Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Conde de Simas na ilha Graciosa Açores

Manuel de Simas  nasceu em Santa Cruz da Graciosa, 22 de Dezembro de 1827  e faleceu em  Santa Cruz da Graciosa, 12 de Outubro de 1906,  foi o primeiro e único conde de Simas, título criado por decreto de 14 de Novembro de 1901, de D. Carlos I de Portugal. Foi um dos maiores terra
tenentes da ilha Graciosa. Viveu alguns anos no Arquipélago de São Tomé e Príncipe onde fez uma grande fortuna. Recebeu o título de Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa por decreto de 13 de Março de 1873.
Foi filho de Manuel da Cunha Simas e de Francisca Clara de Bettencourt. Casou com Isabel Maria Forjaz da Silveira Brum, de quem não teve filhos, daí não ter havido a continuidade do título apesar de D. Isabel Maria ter voltado a casar, desta feita com Francisco de Paula de Barcelos Machado de Bettencourt, também natural da ilha Graciosa e filho de Diogo de Barcelos Machado de Bettencourt.

Foi o líder do Partido Regenerador na Graciosa.
Sem descendentes, legou à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, de que o seu sobrinho por afinidade Francisco de Mendonça Pacheco de Melo foi presidente (1893-1899), o palacete onde actualmente aquela entidade se encontra instalada. Em reconhecimento, a edilidade atribuiu o seu nome ao largo fronteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário