Páginas

sábado, 16 de abril de 2016

Lília Cabral com ascendência Açoriana


Lília Cabral (Lília Cabral Bertolli Figueiredo), de descendência açoriana por parte da mãe, natural da ilha de S.Miguel –Açores e italiana pela via paterna, nasceu a 13 de Julho de 1955, em S. Paulo, Brasil.
Iniciou a sua carreira de actriz actuando, pela primeira vez, no teatro com a peça “Feliz Ano Novo”, baseada na obra de Marcelo Rubens Paiva.
Em 1981, estreou-se como actriz televisiva, com a telenovela “Os Adolescentes”, produzida pela Rede Bandeirantes.
Três anos depois, transferiu-se para a Rede Globo, onde permanece até à actualidade, para participar em “Corpo a Corpo”.
Em 1989, participou na telenovela de grande sucesso “Tieta” onde interpretou a personagem de Amorzinho.
Em 1995, participou em diversas séries como “História de Amor” e, em 1998, integrou o elenco de “Anjo Mau”.
No ano seguinte, protagonizou a personagem da mãe de Tati em “Malhação”.
Em 2000, desempenhou o papel de Ingrid em “Laços de Família”. Nos dois anos seguintes, participou em “Estrela Guia” e, posteriormente, em “Sabor da Paixão”. Já em 2003, deu vida à personagem da vilã cómica Bárbara em “Chocolate com Pimenta”.
Em 2007, participou em “Páginas da Vida” e, um ano depois, desempenhou o papel de Catarina em “A Favorita”. Por fim, no ano de 2009, entrou em “Diva” e, ainda no mesmo ano, desempenhou o papel da sensível mãe Teresa, na tão célebre telenovela “Viver a Vida”.

Além do vasto leque de telenovelas que fazem parte do seu trabalho também participou em diversas minisséries de grande sucesso, entre as quais “Dona Flor e seus Dois Maridos” em que encarnou a personagem de Violeta.
Em 1999, participou na afamada série brasileira “Malhação” e, em 2002, interpretou a personagem de Hera em “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Para além das minisséries, participou em variadíssimos programas especiais e em diversas peças de cinema.
O reconhecimento público da sua grande competência como atriz , fica demonstrado nos muitos prémios que lhe foram atribuídos:
- Em 2006, foi premiada com o Troféu Imprensa, para a categoria de Melhor Atriz, na telenovela “Páginas da Vida”;

- Em 2007, foi distinguida com os prémios APCA, “Prémio Contigo” e um Emmy para a categoria de Melhor Atriz, também em “Páginas da Vida”;
 Em 2008, venceu o Prémio “Qualidade Brasil”, na categoria de Melhor Actriz Coadjuvante em “A Favorita”;
- Em 2009, foi contemplada com os prémios “Contigo de Cinema” e Festival de Cinema Brasileiro de Miami, igualmente para a categoria de Melhor Atriz, na telenovela “Divã”. Ainda no mesmo ano, venceu o Troféu Imprensa para a mesma categoria, na telenovela “Viver a Vida”;
- Em 2010, venceu o Emmy, também na categoria de Melhor Actriz, na telenovela “Viver a Vida”.
- Em 2012 recebeu o Troféu Imprensa, “Melhores do Ano” e o “Prémio Contigo TV”, como Melhor Actriz, na telenovela “Fina Estampa”. A 20 de maio de 2012, foi convidada para entregar, em Portugal, um dos prémios da XVII Gala dos Globos de Ouro da estação de televisão SIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário