Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ramiro Carvalho Dutra


Ramiro Dutra nasceu a 27 de Setembro de 1931, na ilha de São Miguel -Açores. Em 1948, emigrou para a Califórnia, Estados Unidos da América. Prosseguiu os estudos na University of California, onde obteve uma licenciatura em Agrotecnologia, um mestrado em Ciências dos Alimentos e um doutoramento em Bioquímica.
Distinto conferencista, jornalista e autor de várias obras em prosa e poesia, exerceu durante vários anos as funções de professor universitário no California State Polytechnic University, onde fundou e dirigiu, durante 15 anos, o Departamento de Nutrição e de Ciências dos Alimentos, mantendo-se nesta instituição até à sua aposentação como professor catedrático.
Apesar do sucesso da sua carreira científica, também se destacou no campo da literatura ao apresentar, em 1986, um livro de poesia intitulado “Sorrisos da Califórnia”. No ano anterior, publicou o livro “Horizontes – mensagens aos luso-americanos”. Mais tarde, em 1991, lançou as obras “Eco Cinzento” e “Maré Cheia”. Em 2002, investigou e redigiu o texto de quatro comunidades que fizeram parte da publicação “Holy Ghost Festas: A Historical Perspective of the Portuguese in Califórnia”.
A sua escrita revela uma melancólica reanimação das vivências do além – mar, prestando uma homenagem ao esforço dos emigrantes.
Foi distinguido pela Governo Português com o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada, para as Ciências, Letras e Artes (1981), tendo recebido também a Medalha de Valor e Mérito, em 1986, atribuída pela Secretária de Estado da Emigração, o Golden Leaves Award for Contribution to the Literature of Higher Education, em 1991, e a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, Grau de Ouro, em 1992.

Ramiro Dutra foi um das personalidades que participou no I Encontro de Escritores Açorianos da Diáspora, realizado em 2003, em Angra de Heroísmo, ilha Terceira -Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário