José Maria do Nascimento nasceu nas Velas,ilha de São Jorge Açores a 18 de Julho de 1874 e faleceu em Angra do Heroísmo a 27 de Dezembro de 1924. Presbítero, foi mestre da capela da Sé de Angra e professor de música e cantochão do Seminário Episcopal de Angra. Uma das suas composições foi premiada na Exposição Universal de Paris de 1900 e mantém-se no repertório de música sacra de vários países.
Foi mestre-capela da Sé Catedral de Angra, onde serviu como capelão enquanto estudava. Passou por professor de Música e Canto Gregoriano no Seminário Episcopal de Angra e dirigiu a Schola Cantorum, estabelecida na Catedral, em 1905.
A DioceseFoi enviado pelo bispo de Angra a Lisboa e a Roma, a fim de estudar o motu-proprio do papa Pio X, acerca da música sacra, tendo, no entanto, disposto de muito pouco tempo para o fazer. Regressado a Angra, passou a ocupar o lugar de mestre da capela da Sé Catedral e de professor de música e de cantochão do Seminário angrense.
Publicou o cântico de Miserere que é célebre, tocado e cantado até nos dias de hoje, a quatro vozes, conhecido porque veio a obter muito justamente uma medalha de oiro, na Exposição Universal de Paris de 1900. Obteve também a medalha de ouro da seção de música da Exposição Açoriana realizada em Ponta Delgada em 1901 aquando da visita régia feita por D. Carlos e às ilhas adjacentes.



Sem comentários:
Enviar um comentário